Repara-me Isto

Como Escolher Lâmpadas - 5 Aspetos a ter em conta

Escolha de lâmpadas: 5 aspetos a ter em conta

A escolha de lâmpadas não é uma tarefa tão simples quanto parece à primeira vista. É necessário ter em consideração vários pormenores para que façamos a escolha acertada.

Conheça aqui 5 dos aspetos a ter em conta na hora da compra:

1. Formato

Existem diversos formatos e tamanhos de lâmpadas disponíveis no mercado, mediante o destino que lhe queremos dar, como por exemplo a lâmpada em globo, em tubo ou em vela.

2. Tipo de casquilho

As lâmpadas domésticas mais comuns dividem-se, essencialmente, em dois tipos de casquilho: E14 ou E27 – também chamados de rosca fina e rosca grossa, respectivamente. Existem vários outros tipos, como os GU10 e os GU5.3 para focos encastráveis.

3. Cor da luz

Também designada como temperatura da luz, é medida em graus Kelvin (K) e divide-se em luz amarela (ou quente), neutra e branca (ou fria). A luz amarela – que nos lembra das velhinhas lâmpadas incandescentes – poderá rondar os 2700K, a luz neutra tem um valor aproximado dos 4000K e considera-se luz branca aquela com um valor superior aos 5500K, sendo que quanto maior o número de K, mais azulada será essa luz.

4. Watts VS Lúmens

Muita gente ainda olha para os Watts para saber quanta luz irá aquela lâmpada emitir. Mas esse não é o parâmetro a que devemos prestar atenção se é a luminosidade que queremos saber, mas sim aos Lumens. Os Watts (W) referem-se à potência, ou seja, ao consumo de energia da lâmpada por cada hora que fica acesa, enquanto que os Lumens (Lm) se referem ao fluxo luminoso e à quantidade de luz emitida.

5. Índice de Reprodução de Cor (IRC)

O IRC indica-nos a fiabilidade com que vemos as cores sob aquela luz e tem como valor máximo 100, ou seja, quanto mais próximo desse valor for o IRC da lâmpada, melhor iremos ver e distinguir as cores. Este aspeto é especialmente importante para espaços de trabalho, ainda que se recomende um índice mínimo de 80 para qualquer ambiente.

Caso necessite na nossa ajuda, não hesite em contactar-nos.